Biodiversidade mundial terá mais 3 bi de euros por ano em recursos © 2000 – 2012. Todos os direitos

Biodiversidade mundial terá mais 3 bi de euros por ano em recursos © 2000 – 2012. Todos os direitos

publicado em 22/10/2012 às 10:17:13



 Por Daniela Chiaretti | Valor
www.valor.com.br/sites/all/themes/basic/css/img/icons/zoom.png); background-color: rgb(16, 124, 183); background-position: 9px 8px; background-repeat: no-repeat no-repeat; ">
Agência Brasil/ABr

SÃO PAULO - O encontro das Nações Unidas que reuniu durante duas semanas representantes de 193 países na Índia terminou com a promessa de mais dinheiro para proteger a biodiversidade no mundo. Pelo acordo encerrado nesta sexta-feira, 19, as nações desenvolvidas se comprometem em dobrar a média dos recursos, que destinaram à proteção da biodiversidade entre 2006 a 2010, para o período até 2015. Em cálculo estimado, isso significa 3 bilhões de euros anuais na proteção dos recursos naturais globais.

Os recursos viriam basicamente da União Europeia e do Japão. Os Estados Unidos não assinam a Convenção da Biodiversidade e participam apenas como observadores do encontro. “O resultado foi muito bom, a maior conquista desta conferência. Tínhamos muita dúvida se iríamos conseguir alcançá-lo”, diz Francisco Gaetani, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA). “É difícil falar em dinheiro na conjuntura do mundo atual”, reconhece. Os recursos podem vir em acordos bilaterais, pelo Banco Mundial ou pelo canal do fundo ambiental mundial conhecido por GEF.

A verba para ajudar os países a cumprirem as metas de proteção da biodiversidade até 2020, conhecidas como Metas de Aichi, devem ser destinadas a projetos em países megadiversos mais pobres, como Indonésia ou Congo.

Outro avanço da reunião, a chamada CoP-11, foi a decisão de iniciar uma série de estudos para mapear a biodiversidade de áreas marinhas em águas internacionais e determinar sua preservação.

Organizações ambientalistas como o WWF viram como positiva a decisão dos governos de protegerem áreas marinhas, mas muito vagarosos os avanços em determinar recursos financeiros.

Fonte: Jornal Valor

toporodapé