Brasil retoma crescimento de 4% a 5% no 2º semestre, prevê Barbosa

Brasil retoma crescimento de 4% a 5% no 2º semestre, prevê Barbosa

publicado em 17/09/2012 às 11:19:37



 SÃO PAULO - 

O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta segunda-feira que a economia já se encontra em processo de reaceleração, retomando um crescimento anualizado entre 4% e 5% já no segundo semestre.

Barbosa participa nesta manhã do 9º Fórum de Economia, organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo.

Durante sua palestra, Barbosa mencionou reportagem publicada nesta segunda-feira pelo Valor, na qual analistas do mercado projetam crescimento do  Produto Interno Bruto (PIB) de 1% no terceiro trimestre sobre o segundo.

“Será uma recuperação normal, e também fruto de medidas que o governo tomou no fim do ano passado e mais fortemente no início desse ano”, afirmou o secretário.

Barbosa também reforçou o compromisso do governo em trazer a inflação para o centro da meta até o fim de 2013, mantendo a taxa real de juros em níveis baixos.

“Há um debate se haveria ou não contradição entre esse meta e o objetivo do governo de promover crescimento entre 4% e 5% em 2013. Não há contradição. É perfeitamente possível crescer isso sem gerar pressão inflacionária”.

Para Barbosa, no momento atual o país passa por uma “interrupção temporária” no processo de convergência do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para a meta, causado pelo choque no preço de grãos resultante da seca nos Estados Unidos.

(Arícia Martins e Carlos Giffoni | Valor)

Fonte: Jornal Valor Econômico

toporodapé