Mercado volta a elevar aposta para a inflação em 2012, mostra Focus

Mercado volta a elevar aposta para a inflação em 2012, mostra Focus

publicado em 22/10/2012 às 10:08:26



 As expectativas do mercado para a inflação do país em 2012 continuaram a se deteriorar, de acordo com o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Mas a projeção para a taxa de juros neste ano se manteve.

A mediana das estimativas de cerca de cem instituições consultadas pelo BC para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2012 subiu – pela 13ª semana consecutiva - de 5,36% para 5,42%. Para 2013, contudo, a mediana voltou a cair pela segunda vez, de 5,48% para 5,44%.

A mediana para o IPCA em 12 meses também cedeu – pela quarta semana – de 5,52% para 5,50%.

Na sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o IPCA subiu 0,57% em setembro, após alta de 0,41% em agosto. É a maior variação desde abril, quando o indicador marcou inflação de 0,64%.

Produção e PIB

Os analistas também ficaram mais pessimistas em relação ao desempenho da produção industrial neste ano, e mantiveram estáveis as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB).

A mediana das estimativas para a indústria passou de  queda de 1,92% para contração de 2%. Para 2013, o cenário melhorou um pouco, de expansão de 4,10% para 4,15%.

As projeções para a atividade industrial recuaram apesar da produção de agosto ter sido forte (embora abaixo das expectativas). Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a produção industrial de agosto cresceu 1,5% ante julho, com ajuste sazonal terceiro resultado positivo consecutivo.

Quanto ao PIB, a mediana das projeções do Focus seguiu estável em 1,57% pela terceira semana consecutiva. Para 2013, a mediana está estacionada em 4% há nove semanas.

Juro

Enquanto isso, o Focus mostrou que as expectativas para a taxa Selic não se alteraram. Para o fim de 2012, a mediana estacionou em 7,5% - nível em que está atualmente - e, para o fim de 2013 se manteve em 8%.

O Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia nesta semana uma nova decisão sobre a Selic e o mercado de juros tem elevado as apostas em um corte de 0,25 ponto percentual. No Focus, a mediana dos analistas Top 5 - os que mais acertam as previsões - repetiu a aposta de que o colegiado manterá a Selic em 7,5%.

Na semana passada, preocupações com o desempenho do PIB brasileiro em 2013 fizeram o mercado considerar uma probabilidade de corte ainda maior na Selic, para 7,25%.

O mercado também reagiu às declarações do diretor de assuntos internacionais e de gestão de riscos corporativos do Banco Central, Luiz Awazu Pereira da Silva, na quinta, interpretadas como um sinal de possibilidade de corte do juro nesta semana.

(Ana Conceição | Valor)

toporodapé